Europa

Sobrevivente de acidente aéreo faz "selfie" em pleno mar


Um sobrevivente de um acidente aéreo fotografou-se logo após a queda do avião. A foto, na qual aparece de colete salva-vidas em pleno Oceano Pacífico, corre mundo.
Ferdinand Puentes, um norte-americano de 39 anos, fez uma "selfie" em pleno Oceano Pacífico, depois de sobreviver à queda de um avião Cessna Grand Caravan, no dia 11 de dezembro, na costa de Kalaupapa, em Molokai, uma das ilhas do Havai.
A foto tem circulado nas redes sociais, mas o que os cibernautas não sabiam é que este auto-retrato é o desfecho de um aterrorizante registo em primeira pessoa, filmado pelo norte-americano com uma câmara "GoPro".
Quando os nove tripulantes do avião da companhia havaiana Makani Kai Air descobriram que teriam de fazer uma aterragem forçada na água, Puentes já estava de câmara na mão. Foi com a sua "GoPro" que registou o momento do impacto no mar e o desespero de tentar colocar o colete salva-vidas enquanto a água começava a invadir o interior da cabine, assim como a saída para o mar e o avião a afundar.
"É como se o tempo congelasse e tudo o que nos lembramos do passado vem à tona... as pessoas que amamos... Realmente, a vida toda passou diante dos meus olhos", declarou Puentes à ABC.
Ferdinand disse que Clyde Kawasaki, o piloto, foi um "herói" por ter conseguido pousar o avião de forma tão perfeita na água e ter mantido todos os passageiros calmos e organizados durante a evacuação: "não ouvi um único grito durante a queda, e a evacuação do avião foi exemplar".

23-01-2014

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Kiev barricada após confrontos violentos que causaram cinco mortos


Dezenas de milhares de manifestantes antigovernamentais concentraram-se, esta quarta-feira à noite, nas ruas de Kiev, após um dia de violentos confrontos com as autoridades que causaram cinco mortos.
Em poucas horas, os manifestantes aumentaram em vários metros a altura das barricadas, que protegem o principal acampamento de protesto na Praça da Independência, com sacos de areia cheios de neve.
Um jornalista da agência francesa AFP conta que os ativistas recolheram neve na avenida principal, Khreshchatyk, e colocaram-na em sacos para montar as barricadas.
O acesso aos acampamentos de protesto era também mais difícil, com entradas mais estreitas, guardadas por ativistas, o que provocou longas filas em alguns pontos.
Os líderes da oposição ucraniana já antes tinham apelado aos seus apoiantes que se juntassem aos manifestantes na Praça da Independência para evitar que o acampamento fosse dispersado pelas forças de segurança.

23-01-2014

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


França lança plano contra "ciberguerra"


A França vai lançar nas próximas semanas um plano de 1,5 mil milhões de euros para se proteger da 'ciberguerra', considerado uma estratégia prioritária, anunciou o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
O projeto, que deverá ser lançado "dentro de algumas semanas", será inscrito no orçamento da Defesa ao longo dos próximos cinco anos, disse Le Drian, num fórum sobre cibersegurança na cidade nortenha de Lille.
O ministro justificou a necessidade deste plano com o facto de os ciberataques contra organismos do ministério da Defesa francês terem quadruplicado em dois anos.
Numa entrevista ao jornal Les Echos, o governante foi mais específico: "Em 2013 registámos 780 incidentes informáticos significativos no âmbito do Ministério da Defesa, contra 195 em 2011".
O ministro acrescentou que o risco está a aumentar, tanto em termos de tentativas de paralisar os servidores do governo como de destruir informação e sistemas de comando.
"São ataques gerais localizados que vêm de potências externas ou de grupos ativistas, mas mostram claramente tentativas de intrusão em redes que podem afetar as nossas forças a operar no exterior ou até os nossos parceiros", disse Le Drian.

22-01-2014

No comments:

Post a Comment